domingo, 14 de dezembro de 2008

Toninho Horta no 'Música de Domingo'

Música de Domingo Especial apresenta Toninho Horta e Orquestra Fantasma

Publicado em 09/12/2008 17:28:20


Os fãs da música instrumental podem comemorar a edição especial do projeto Música de Domingo, realizado desde 1989, com o show do cantor, compositor e violonista Toninho Horta, acompanhado em grande estilo pela Orquestra Fantasma, formada por Lena Horta (flauta), Yuri Popoff (baixo), Neném (bateria) e Cláudio Faria (teclados). A apresentação acontece no próximo dia 14, às 11 horas, com entrada gratuita no Teatro Francisco Nunes e marca, ainda, o relançamento do CD “Terra dos Pássaros”, além dos 60 anos de Toninho Horta. Os ingressos serão distribuídos a partir das 10h, na bilheteria do Teatro.


O Música de Domingo, que já trouxe a BH nomes fundamentais da música instrumental mundial, é uma promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Francisco Nunes, e conta com a parceria da Escola de Música da UFMG. O patrocínio é da Gerdau Açominas, Via Lei Roaunet.


Terra dos Pássaros


Primeiro álbum solo de Toninho Horta, de 1980, “Terra dos Pássaros” representa o início de uma trajetória vitoriosa do músico que, com sua complexidade de conceitos e harmonias únicas, ganhou respeito e reconhecimento de grandes músicos brasileiros e estrangeiros.


O álbum traz, também, o surgimento da “Orquestra Fantasma”, que, para Toninho, equivale ao que a antológica banda “Som Imaginário” representa para a carreira de Milton Nascimento. Na Orquestra Fantasma, os sons dos violinos, cellos e trompas eram criados por Hugo Fattoruso e Toninho em seus mini-mugs, guitarras e pedais de volume.


No show do Chico Nunes, “Terra dos Pássaros” será vendido a 25 reais e autografado por Toninho.


Toninho Horta


Toninho Horta nasceu em berço musical, já que seu avô materno, João Horta, era maestro e deixou sua marca como compositor de música sacra e popular em algumas cidades mineiras. Além disso, Toninho teve em sua formação autodidata forte influência da mãe e de seu irmão mais velho, o baixista Paulo Horta. Este liderou, nos anos 50, o Jazz Fã Clube – grupo de seletos músicos mineiros que difundiam o melhor do jazz em Belo Horizonte.

.

Músico profissional já aos dezesseis, incentivado pelo irmão, Toninho começou a tocar na noite belo-horizontina. Nessa mesma época, conheceu Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges, que mais tarde iniciaram parcerias musicais, culminando no movimento que marcou a história da MPB nos anos 70 – o Clube da Esquina.

.

Após sua transferência para o Rio de Janeiro, no final dos anos 60, Toninho projetou-se para o mercado nacional. Nos anos seguintes, entre Minas Gerais e Rio, trabalhou em centenas de gravações, ao lado de muitos artistas consagrados. Entre tantos, Gal Costa, Nana Caymmi e Elis Regina.

.

Já nos anos 90, radicado em Nova Iorque, o músico consolidou sua arte no exterior. A partir daí, seguiu viajando ininterruptamente para o Japão, Coréia do Sul e vários países na Europa, onde tocou com grandes nomes internacionais. O virtuosismo de sua guitarra deu-lhe o prêmio de 5º melhor guitarrista do mundo pela revista londrina Melody Maker, em 1977, e o 7º melhor, em 1988, consagrando-o como um dos mais admirados músicos dos últimos tempos.

.

Além de reconhecimento pela crítica mundial e por músicos de toda a parte do planeta, Toninho leva na bagagem 23 CDs lançados de sua autoria. Paralelamente à sua carreira musical, Toninho empreendeu, em 2000, seu próprio selo – Minas Records. Neste, já figuram em catálogo seis de seus CDs, que só contavam, anteriormente, com lançamentos no exterior.

.

Um inusitado encontro com George Benson, em 2005, rendeu a Toninho Horta a direção musical de um cd com o instrumentista norte-americano, no Brasil. O músico mineiro, além da responsabilidade da direção, produção e arranjos musicais, também participa ao violão. Ainda em 2005, teve seu nome incluído numa compilação da Sony/BMG americana dos 74 guitarristas mais importantes dos últimos 100 anos do Blues ao Jazz no mundo.

.

Neste mesmo ano, Toninho Horta recebeu mais um reconhecimento em sua carreira, com a indicação à 6ª edição do prêmio Grammy Latino. Com o álbum Toninho Horta com o Pé no Forró, o músico mineiro concorreu na categoria melhor álbum de música popular brasileira ao lado de outros grandes artistas da nossa música.

.

Toninho prepara, também, o Livrão da Música Brasileira, que será um marco histórico para os apreciadores, pesquisadores e profissionais de música. Trata-se de uma compilação cronológica de 700 partituras, cifras, letras, além de informações sobre as principais composições que marcaram a história da música nacional nos últimos 100 anos.


Mais informações: (31) 3277-9778

Um comentário:

Lorena Cardeli disse...

Valéria, não sei não. quem me avisou desse evento foi um amigo músico daqui de Belém, o Delcley Machado, via msn. Aqui em Belém nós temos esse problemão de divulgação, geralmente a pessoas ficam sabendo do que rola através de amigos, é boca-a-boca mesmo a coisa.

Só o que eu posso te dizer é que é um evento da fundação Carlos Gomes (nosso conservatório), na Praça do Carmo (cidade velha), começa às 20h com três bandas de música instrumental, eo Toninho Horta vai fechar as duas noites....

Espero que isso te ajude.

Abraço, Lorena.

Lançamento 2008 > CD 'To Jobim With Love'

Lançamento 2008 > CD 'To Jobim With Love'
Toninho Horta (CD 'Ton pra Tom')

Lançamento 2008 > CD 'TONIGHT'

Lançamento 2008 > CD 'TONIGHT'
Tom Lellis & Toninho Horta

Re-Lançamento 2008 > Terra dos Pássaros

Re-Lançamento 2008 > Terra dos Pássaros
Toninho Horta & Orquestra Fantasma

Lançamento 2008 > CD 'CAPE HORN'

Lançamento 2008 > CD 'CAPE HORN'
Toninho Horta & Arismar do Espírito Santo

Lançamento 2007 > CD 'Toninho Horta in Vienna'

Lançamento 2007 > CD 'Toninho Horta in Vienna'
Toninho Horta

Lançamento 2007 > CD 'SOLO - AO VIVO'

Lançamento 2007 > CD 'SOLO - AO VIVO'
Toninho Horta

CAPAS CDs

www.flickr.com
Este é um módulo do Flickr que mostra as fotos de um álbum chamado Toninho Horta CDs. Faça o seu próprio módulo aqui.